como explorar o acervo

O acervo está disponível para ser visitado de várias formas. A visualização dos documentos e a navegação pelo site podem ser feitas por meio de pesquisa por palavras-chave e pesquisa com filtros, além das seções Minha Visita, Visita Guiada, Exposições e Preferidos. Além disso, você pode contribuir para o crescimento do Acervo acessando o item Participe no menu principal e também pode ajudar a sugerir formas de navegação para outros usuários, utilizando as ferramentas de classificação de documentos favoritos, postando comentários e compartilhando conteúdos nas redes sociais.

pesquisa por palavra-chave

A palavra é o gatilho da memória no processo de pesquisa desse Acervo. Na página inicial do site, utilize o campo “Descubra” e digite ali uma palavra que defina o tema desejado. Digitando uma palavra, o sistema vai procurar associações desse tema em todos os campos da ficha técnica dos documentos cadastrados, retornando com várias opções de resultado. Além disso, essa busca pode ser refinada utilizando campo “+”, que filtra os resultados encontrados por data ou categoria.

minha visita

Esta seção é uma ferramenta que possibilita ao usuário criar uma visão particular do Acervo. Para criar a sua própria visita, você deve, primeiro, iniciar uma pesquisa. A partir do resultado de sua pesquisa, selecione e adicione os documentos desejados, que serão salvos automaticamente. Um contador vai marcar quantos documentos foram selecionados, para controle do usuário. Nesse mesmo botão, você pode acessar o resultado do conjunto e manter ou remover documentos, utilizando o botão “remover”. Ao selecionar um documento, o sistema irá perguntar se você quer continuar a criar sua visita logando-se ao facebook, oou se quer gerar uma visita anônima.


Ao logar-se com sua conta no Facebook, você pode fazer sua seleção de documentos e compartilhá-la com seus amigos. Dessa forma, você poderá compartilhar o resultado da sua visita associando-a ao seu perfil, além de editá-la posteriormente, adicionando ou eliminando documentos.


Você pode optar também por não entrar em uma conta de Facebook e fazer uma navegação anônima. Nesse caso, os documentos que você selecionou vão gerar um link, que pode ser salvo para ser visualizado posteriormente, mas não será possível editar essa mesma visita novamente.

como compartilhar minha visita

Se você estiver logado através facebook, sua visita pode ser compartilhada diretamente na sua timeline, a partir do botão “compartilhar minha visita”. Para usuários com acesso anônimo, o compartilhamento poderá ser feito a partir do botão “gerar link”. Copie o link e compartilhe da forma que quiser.

visita guiada

A Visita Guiada é uma seção onde pessoas e personalidades que têm uma relação afetiva com o Ocidente, criam suas próprias visitas ao Acervo e compartilham sua seleção de documentos com o público em geral. Para navegar através de uma visita guiada, clique no link “Visita Guiada”, no menu principal, escolha entre as visitas disponíveis e descubra momentos e histórias da vida dessas pessoas.

favoritos

Os documentos favoritos são resultado da navegação de vários usuários, ou seja, cada usuário pode votar nos seus documentos preferidos e ajudar a criar a navegação por documentos “Favoritos”. Nessa seção você vai encontrar os documentos mais procurados, mais acessados e mais curtidos pelos outros usuários.

conteúdos relacionados

Quando você realiza uma pesquisa, o sistema sugere outros documentos que tenham relação com o tema pesquisado. Esses conteúdos aparecem em um menu localizado à direita de sua tela. Você pode clicar nesse conteúdo e adicionar documentos à sua visita, sem perder sua pesquisa, que permanecerá ativa

participe

Clique no menu principal em Participe, preencha o formulário e contribua para a construção do Acervo enviando fotos, documentos, publicações ou materiais gráficos digitalizados.




Como visitar o acervo

Este Acervo virtual guarda a memória de diversos acontecimentos que tiveram lugar no Bar Ocidente e preserva uma parte importante da história cultural de Porto Alegre, a partir dos anos 80. Se você é um frequentador do Ocidente, sua memória também pode estar registrada aqui. As ferramentas permitem que você nos ajude a construí-lo, acrescentando documentos, relatos e o que mais você quiser compartilhar com os outros visitantes e seus amigos. Então, a partir de agora, faça uma boa viagem no tempo, participe e contribua! Você também é protagonista dessa história. Se o seu documento for um vídeo, publique-o no youtube antes e faça o upload do código de incorporação, utilizando o formulário ao lado.